domingo, 21 de agosto de 2011

Breve Reflexão:


A vida é bela! Para quem?

A vida é bela para o brasileiro ignorante, esse que não consegue ver mais do que o seu olhar alcança. O brasileiro ignorante, ou seja, a maior parte do Brasil, não se da conta de onde vive, como vive e o porquê vive desta maneira. Talvez poderíamos aqui dizer, sem medo, que o brasileiro não vive mas existe, simplesmente existe.

Existe porque é conivente com a situação de exploração que o sistema capitalista mercantil nos oferece e o pior de tudo, é que não consegue ver e perceber este movimento.

Eu também não percebia ou via com clareza, posso dizer que vejo um pouco melhor, menos embasado, pois quando me deparei com uma grande palestrante e um grande autor, que aqui prefiro preservar os seus nomes, a luz melhor se fez sobre o meu entendimento.

Acredito que para qualquer entendedor que possua um conhecimento curto, sobre alguma teoria, perceba por quem eu escrevo e a partir de quem.

Não sei até quando agüentaremos viver num mundo de hipocrisia, são muitos os antagonismos presentes em nosso contexto atual, os burgueses continuam a dominar as classes de bases e o sistema capitalista continua injetando doses de sonífero na veia de nossa sociedade. O consumismo só cresce, sem nenhuma justificativa humana, não existe lógica neste modelo de sobrevivência que nos é imposto.

A vida é bela para quem tem dinheiro, a vida é bela para quem não é explorado, a vida é bela para quem pode ir e vir livremente. Num mundo onde todo dia se renova a forma de consumo, marcas, modelos, estilos, tudo isso alicerçado na moda (invenção humana e efêmera) não temos como pensar em viver fora do capitalismo, pois é somente através dele que conseguimos viver uma vida existente. Não vivemos a vida, mas existimos dentro dela.

Vivemos uma ilusão de vida, ilusão de grandeza, ilusão de sucesso, ilusão! Para quem nasceu pobre se tornar rico só existe uma maneira, a exploração, novamente repetimos o sistema, agora para nos satisfazer, exploramos os outros.

Qual é o seu maior sonho? Ser feliz, ter uma vida boa onde consiga pagar as contas, ter um dinheirinho no banco e uma casa própria.

Como vou conseguir isso? Dentro do sistema capitalista atual, ou seja, sendo explorado ou explorando.

Como mudar esta lógica? Pensando um novo modelo de sociedade e buscando efetivá-la, talvez um capitalismo que não busque o lucro, mas a livre troca com valores justos, sem margens de lucros exorbitantes, que valorize a subjetividade humana, que valorize a autonomia do outro, sua forma de ser e pensar.

Querida sociedade brasileira, precisamos de um novo estado!



Nenhum comentário:

Postar um comentário